​© 2016 by Vanessa J A Brito 

YOGA

Oferecemos vários estilos de Hatha Yoga  divididos em Hatha Yoga I, II, III e Vinyasa. Em todas as praticas integramos tecnicas de todas as modalidades abaixo listadas. Decidimos assim para satisfazer as diferentes necessidades de cada aluno. Em todos eles, os exercícios respiratórios (pranayamas), concentração (dharana), meditação (dyana) e relaxamento profundo (através do yodanidra), são desenvolvidos.

Chair Yoga

 

Método inspirado no Iyengar Yoga, onde toda a prática é feita com o uso de uma cadeira especialmente desenvolvida para segurança durante a aula de yoga. A pessoa com dificuldades para se sentar no chão, ou qualquer outro tipo de limitação na coluna, quadril ou joelho, poderá praticar yoga com segurança e receber todos os efeitos terapêuticos que o yoga traz. A aula é extremamente relaxante, com foco na estabilização e soltura de músculos, articulações, fortalecimento e correção postural. Ideal para pessoas da 3º idade e/ou com limitações físicas.

Iyengar Yoga

 

Método desenvolvido por B.K.S. Iyengar onde o principal diferencial é o uso dos “props”, objetos especialmente desenvolvidos para auxiliar o aluno na execução do “asana” (postura de yoga). É também caracterizada pela grande atenção aos detalhes e foco preciso no alinhamento do corpo. Diferentemente das abordagens mais experimentais, onde os alunos são incentivados a independentemente "encontrar o caminho" para os asanas, imitando o professor, uma aula de Iyengar Yoga é altamente verbal e precisa, com desalinhamentos e erros ativamente corrigidos.

Vinyasa Flow Yoga

 

Método dinâmico inspirado no Ashtanga Vinyasa Yoga, onde as mudanças de posturas são fluidas com utilização de vinyasa e/ou sequência logica entre as posturas. A prática vai se intensificando durante a aula até atingir um pico de calor intenso (desintoxicação) e depois diminuindo até o relaxamento profundo. Cada movimento é sistematicamente combinado com a inspiração e a expiração. A fluidez nas passagens dos asanas faz com que a aula pareça uma dança, onde a conexão com a respiração se intensifica cada vez mais.

Kids Yoga (para crianças a partir de 6 anos de idade)

 

Atualmente quase uma matéria escolar em países de primeiro mundo, o yoga para criança tem adquirido um papel importantíssimo no crescimento delas. De forma lúdica e divertida, as aulas são especialmente desenvolvidas para trabalhar a concentração, valores morais, diminuição de ansiedade / hiperatividade, correção postural (uma vez que a má postura e os problemas de coluna em crianças aumentam significativamente em função da utilização de computadores e tablets). São utilizadas técnicas da pedagogia Waldorf e o ensinamento filosófico do yoga com foco na cultura de paz, ecologia e não competitividade, ensinados com muito amor através de uma linguagem própria para os nossos pequenos.

Yoga Pais e Filhos (para crianças a partir de 3 anos de idade)

A pratica de Yoga Pais e Filhos, segue os mesmos princípios e técnicas da pratica do Kids Yoga, se diferenciando pelo fato de ser uma pratica junto com o pai ou com a mãe ou baba.

Essa pratica proporciona um momento de interação único entre pais e filhos, trazendo qualidade e possibilidade de aprendizados de yoga em conjunto.

Yoga Restaurativo

(Aplicada ao final de todas as outras modalidades de aula.)

 

Yoga Restaurativo é um estilo profundamente relaxante da prática da ioga. É uma prática receptiva, e não ativa.

O tempo nas posturas de Yoga Restaurativo é em média de 5 a 20 minutos. Quando está nas posturas você fica completamente apoiado em uma forma particular, onde são utilizados cobertores, almofadas e outros props especiais. Isso ajuda alcançar o desejado benefício do yoga, como abrir seus pulmões, liberar a tensão em seu corpo por inteiro.Em Yoga Restaurativo, o corpo e a mente são levados para o equilíbrio, e começam a dialogar um com outro de uma forma pacífica.

Quando você pratica este tipo de yoga, você entra em um estado de relaxamento profundo, onde começa a "deixar ir" esses padrões de exploração profundas em seu corpo e encontrar um estado de equilíbrio que irá permitir que o seu corpo se cure. O desenvolvimento de posturas de Yoga Restaurativa começou em 1937 com B.K.S. Iyengar, um mestre de ioga de Pune, na Índia, e está cada dia mais crescendo no Ocidente como uma forma de profundo relaxamento e restauração em um todo.

DICAS IMPORTANTES PARA PRATICANTES

Lembre que você é responsável pela integridade e saúde do seu corpo.

Faça exames médicos antes de iniciar a prática. Se tiver algum problema de saúde ou contraindicação médica, não deixe de avisar seu professor.

Evite praticar se tiver febre, enxaqueca ou qualquer outra doença passageira.

Não pratique sem a supervisão de um instrutor e acompanhamento médico em caso de hipertensão,  cardiopatias, hérnia de disco ou problemas similares.

Evite as posturas de inversão durante o período menstrual.

Prepare o espaço, evitando praticar próximo de objetos nos quais você possa bater.

Pratique todos os dias no mesmo horário para adquirir disciplina.

Programe-se para ser pontual, de maneira a desenvolver o hábito de praticar sempre no mesmo horário.

Tome banho antes da prática.

O ideal é fazer a prática em jejum, com o estômago e os intestinos vazios.

Caso haja necessidade, coma algo leve e em pequena quantidade, como uma fruta ou um suco.

Hidrate-se antes de começar.

Evite comer até meia hora após terminar a prática.

Escolha para praticar roupas que sejam folgadas, leves e confortáveis.

Antes de iniciar a prática, retire relógio, pulseiras, colares e demais elementos que possam impedir o livre movimento do corpo.

Se algum exercício produzir dor articular, evite fazê-lo nas próximas práticas.

Ouça o seu corpo. Esforce-se, mas não force. Persevere, mas não se torture.

Respire de forma uniforme e ritmada.

Mantenha uma atitude equânime. Evite competir ou se comparar com os demais.

Interrompa a prática se perder o fôlego ou se ficar muito cansado.

Redobre a sua atenção quando perceber que a respiração pára de fluir.

Não tencione o corpo durante a permanência nos "asanas”, mantenha-o ativo.

Lembre-se que a totalidade dos exercícios é opcional.

Respeite seus limites para praticar de maneira segura.

Evite exageros e mantenha-se consciente o tempo todo.

Antes de começar, é recomendável observar se você precisa de algum cuidado especial, adaptando o que for necessário.

É recomendável escolher, a cada prática, um tema de reflexão que possa pautar as escolhas e atitudes a serem cultivadas.

 

Que o nosso encontro seja pelo bem de todos,

Que o nosso encontro seja libertador.